8 em cada 10 pais paulistas vacinarão seus filhos com idades entre 5 e 11 anos
Levantamento foi realizado pelo Sedae, que entrevistou 1.127 entrevista com pais em todo o estado de São Paulo
Nesta sexta-feira (14), começou no estado de São Paulo a vacinação de crianças com idades entre 5 e 11 anos contra a covid-19. Os imunizantes passaram a ser distribuídos mais de um mês após a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a compra das doses da Pfizer.
Em levantamento realizado pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Sedae) a pedido do Governo do Estado de São Paulo, foi constatado que a campanha de vacinação infantil contra a covid-19 é aprovada por 84% dos pais e mães paulistas.
Foram realizadas 1.127 entrevistas, todas por telefone. A pesquisa considerou o local de moradia, renda das famílias e escolaridade dos entrevistados.
Dos resultados, 87% dos entrevistados moradores da cidade de São Paulo vacinarão seus filhos. No interior, esse número é de 81%. A pesquisa apontou também que mulheres são mais interessadas na campanha, 89% das entrevistadas afirmaram que levarão os filhos para vacinar, enquanto 76% dos pais disseram que imunizarão seus filhos.
Pais com filhos em escola pública também são os mais interessados na vacinação infantil. O levantamento apontou que 91% dos pais entrevistados com filhos matriculados na rede pública de ensino vacinarão as crianças, contra 78% dos pais com filhos em escolas e creches particulares.
Médico pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eitan Berezin afirma que é fundamental vacinar todas as crianças dessa faixa etária. “É importante porque há casos na infância, em menor número, mas com casos graves também. As crianças também precisam voltar a continuar numa vida normal com escola e contatos habituais, então a vacinação é importante para trazer segurança não só para as crianças como para os professores e familiares”, explica.
Reportagem por ANDREZA SILVA
Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.